sexta-feira, 15 de abril de 2011

Perigo do salto alto



Saiba como evitar
O salto alto virou mania e é usado como acessório obrigatório nas produções femininas há décadas. Aliás, existem mulheres que não dispensam o uso do salto e afirmam que a peça é indispensável no guarda-roupa. Mas é preciso ficar de olho, o uso em excesso pode causar problemas para a saúde.
Afinal, com a correria do dia a dia, é fundamental manter hábitos saudáveis. E um dos principais problemas que atormenta a vida dos brasileiros é a má postura, conhecida como ‘dor nas costas’.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. Mas a postura inadequada pode ser causa de várias outras lesões, como dores de cabeça frequentes e tensão muscular, geralmente associada ao estresse, que pode ser um alerta para problemas posturais no trabalho.
O salto exerce peso e pressão nos dedos dos pés, o que pode causar encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse (virada de pé), esporões de calcâneos e tornozelos (degeneração do osso do calcanhar e tornozelo), além do aumento da lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino.
Uau! E com esse combo de problemas, o resultado a longo prazo não pode ser dos melhores, né? Podem surgir problemas no quadril, gerando deformidades, desequilíbrio e mudanças na marcha, causando até quedas.
O salto mais recomendado para as mulheres que não conseguem viver fora das alturas são os sapatos de salto meia pata, pois ele proporciona um conforto maior para os pés. O anabela também é indicado, pois a descarga de peso nos pés tem uma distribuição mais adequada.
Para ajudar a solucionar problemas como esse, surgiu a ‘podoposturologia’, técnica francesa da área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que constroem palmilhas especiais, que podem ser usadas tanto na prevenção como no alívio das dores e sintomas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde.
As palmilhas são confeccionadas com um tipo de EVA, material usado em calçados esportivos de última geração que garante sensação de conforto e bem estar. A avaliação podoposturológica é realizada pelo fisioterapeuta através de várias etapas e exames.
Se você tem o problema ou usa muito o salto alto, vale dar uma passadinha no consultório e conversar com um fisioterapeuta.
Fonte: O quarto poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário